terça-feira, 15 de março de 2016

Poemas sobre a classe operária: Oráculo


Oráculo
Paulo Ayres

Trabalho assalariado é exploração?
Essa questão quem pode responder?
Consultei o oráculo moderno atrás de respostas
Visitei o oráculo pessoalmente
Estados Unidos da América
Lá eles riram de mim
Os funcionários do oráculo ganham bastante dinheiro
Isso é exploração, meu filho? Eles perguntaram
De fato, são condições interessantes
Fui embora,
Queria saber mais sobre o dinheiro,
Não como conseguir mais
E sim da onde vem esse valor
Essa dúvida a turma do oráculo não pode responder
Mas o oráculo que eles administram pode
E posso buscar a resposta da minha casa
Consultando o oráculo, fui atrás de respostas
Conheci um trio de senhores
Adam, David e Karl
O valor vem do suor de operários
Os funcionários do oráculo não produzem nenhum valor
Os salários deles também são pagos pelos operários
Além disso, eles também são explorados numa segunda demão
Finalmente encontrei a resposta
Todo o sistema de assalariamento é fundado na exploração
Direta ou indiretamente, a exploração é um fato
Fechei a janela do oráculo
Olhei pela janela do meu quarto
A cidade parece diferente
Uma selva cruel e injusta
= = =

Nenhum comentário:

Postar um comentário