sábado, 3 de setembro de 2016

Poemas sobre a classe operária: No Corredor, Ali II

Artista: ?

No corredor, ali II
Paulo Ayres

Como funciona a sociedade?
Será que ela está desenhando isso?
A sua didática arquiteta o encanto
Em que canto da cidade surge o valor?
Com certeza não é na universidade,
Mas aqui, num sábado, pode haver valor
Um tipo de valor não econômico
Onde o indivíduo atômico sai diferente
E, na pausa para o café, no corredor,
Ali, em comunhão, encarna tal valor

Ali ilustra renovação do movimento estudantil
Da sacada, olho para o nada e a enxergo
Não nego, eu gostaria de ser assim
Desnudar a alma até ela virar proletária
Discurso duro e seguro, ternura ao sorrir
Como ali, quem me dera, eu espero
Eu deixaria de ser um figurante divagante
Num instante, uma união de teoria e práxis
Um só corpo portando brincos Potara
Trazendo para o holofote os produtores

Aqui lembrei dos operários
Ali lembrou da força de trabalho
- Eles também têm muito a ensinar, meu caro.
Claro, meu bem, claro

= = =
[0] "No Corredor, Ali I" é uma canção dos Volantes.
= = =

Nenhum comentário:

Postar um comentário